Homicídio Desclassificação Para Lesão Corporal | Advogado Criminal
LiveZilla Live Help
Idiomas:

Homicídio Desclassificação Para Lesão Corporal

Home > Homicídio Desclassificação Para Lesão Corporal

1. Os corréus foram denunciados por tentativa de homicídio doloso por acidente causado em razão da prática de racha. O feito foi desmembrado e o corréu que deu causa direta ao acidente, ao se chocar com o carro da vítima, foi beneficiado com a desclassificação para crime de lesões corporais graves, em decisão do Tribunal do Júri.

2. Possibilidade de extensão da decisão, nos termos do art. 580 do Código de Processo Penal, em favor de corréu ainda não julgado pelo Tribunal do Júri.

3. É possível a extensão de decisão benéfica em processo penal o corréu mesmo se proferida em sede não recursal, considerando-se que tal dispositivo tem como objetivo dar efetividade, no plano jurídico, à garantia de equidade (precedentes do STF).

4. Denúncia e sentença de pronúncia que reconhecem que o concorrente e o corréu agiram em concurso e com unidade de desígnios. Situação que autoriza a extensão ao recorrente de decisão benéfica proferida em favor do corréu.

5. Ausência de ofensa à competência do Tribunal de Júri, considerando-se que a decisão que beneficiou o corréu ,desclassificando o crime a ele imputado, de delito de homicídio tentado para lesão corporal grave, foi proferida pelo Tribunal popular.

6. Recurso em habeas corpus provido.

(STJ – 6.ª T. – RHC 67.383 – rel. Maria Thereza de Assis Moura – j. 05.05.2016 – public. 16.05.2016).  Consulte Blanco  Advocacia Criminal 

Entre em contato

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone

Assunto

Mensagem