Skip to content Skip to footer

OPERAÇÃO DA PF REPREENDE DESCAMINHO DE BEBIDAS NA FRONTEIRA E A VENDA ILEGAL PELA INTERNET

A Operação Destilados, de repreensão ao descaminho de bebidas na fronteira com o Uruguai, cumpriu dois mandados de busca e apreensão na manhã de ontem. Não houve prisões.

Após meses de investigações, a polícia federal de Jaguarão conseguiu desmantelar um esquema de venda de bebidas via on-line que chegou a render R$120 mil no comércio de mercadoria estrangeira em cinco meses de ação ilícita.

Segundo o delegado responsável pela ação Leonardo pires dos santos, a investigação teve início em agosto de 2020, após a apreensão de 16 volumes de mercadorias estrangeiras que estavam sendo enviadas através dos correios para outros estados da federação, sem o pagamento dos tributos devidos.

Diligências apontaram que o grupo criminoso estaria utilizando sites de compras e venda de mercadorias pela internet para comercializar clandestinamente bebidas alcoólicas, principalmente destilados com vodcas, gin, licores e uísque, todas de origem estrangeira, adquiridas na fronteira.

A Polícia Federal não tem informações se os preços praticados pelos investigados estavam abaixo do valor de mercado nacional, no entanto, foi possível apurar que eles vendiam para comerciantes que naturalmente colocavam sua margem de lucro em cima para expor os produtos à venda em seus estabelecimentos.

Repressão

Além do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, também foram executadas quebras de sigilos fiscais e bancários, sequestro de um veículo e medidas cautelares alternativas à prisão contra um investigado.

Os envolvidos poderão ser indiciados pela prática do comércio ilegal de bebidas importadas pela internet e responder pelos crimes de descaminho, associação criminosa, falsificação de documento e lavagem de capitais, cujas penas máximas, somadas, podem chegar a 22 anos de detenção.

Fonte: https://www.diariopopular.com.br/seguranca/pf-revela-crime-de-descaminho-via-correios-158849/