OPERAÇÃO CONTRA O COMÉRCIO ILEGAL NO BRÁS CONTINUA EM SHOPPINGS POPULARES

A Operação Comércio Legal, da Prefeitura de São Paulo e da Receita Federal, já apreendeu mais de 600 toneladas de mercadorias irregulares, fruto de contrabando e falsificação em dois shoppings na região do Brás, no centro de São Paulo.

Comércio irregular x Fiscalização

As ações estão sendo realizadas desde o último dia 2 de setembro em um shopping na rua Barão de Ladário, e, desde o dia 9 de setembro, em outro shopping na rua Rodrigues dos Santos, um dos principais polos de comércio de mercadorias irregulares.

Na rua Barão de Ladário, a Receita Federal, localizou fundos falsos e sótãos em diversos boxes no imóvel. “Nesses lugares, além de mercadorias, como roupas e calçados, foram encontradas máquinas de costura e etiquetas similares à de marcas famosas. As instalações eram bastante precárias, com alto risco de incêndio. No local, foi encontrada, ainda, grande quantidade de mercadoria oculta no teto do shopping”, informou a Prefeitura, por meio de nota.

Na rua Rodrigues dos Santos, um andar inteiro do centro comercial era usado como depósito de produtos contrafeitos.

Consumidor

O consumidor que adquire esse tipo de material muitas vezes não percebe ou não reflete sobre os impactos que isso pode causar numa análise macro, isso porque não só as titulares das marcas estão sendo lesadas nestes casos como também o consumidor, afinal os produtos não passam por nenhum controle de qualidade.

Um estudo feito pelo IDESF – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras e pela ABCF – Associação Brasileira de Combate à Sonegação mostrou que atividades de comércio ilegal como contrabando e falsificação geraram R$ 160 bilhões em prejuízos em 2018.

Durante a ação, os agentes da Receita Federal contam com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e equipes da Subprefeitura Moóca, que disponibilizou caminhões para transportar todo material para um galpão da Receita Federal.

 

Fonte: https://www.destakjornal.com.br/cidades/sao-paulo/detalhe/mais-de-600-toneladas-de-itens-irregulares-sao-apreendidos-no-bras